Data Types, o que são e porque são importantes

Nessa postagem vamos falar sobre um assunto que muitas vezes é deixado de lado, não é dada a devida atenção a ele, são os Tipos de Dados (Data Types).

Portanto, o nosso objetivo aqui é entender o que são os Data Types, porque eles são importantes e como eles podem afetar o nosso Banco de Dados.

Cada coluna em uma tabela de um Banco de Dados precisa ter um nome e um tipo de dados.

O tipo de dados de uma coluna define qual valor que aquela coluna pode receber, se ele é numérico, recebe data e hora, entre outros.

Sendo assim, ao desenvolver um objeto de Banco de Dados é muito importante decidir qual tipo de dados será armazenado dentro de cada coluna daquela tabela. O Data Type é a maneira que o SQL entende qual tipo de dados é esperado dentro de cada coluna.

A escolha adequada dos Data Types é de extrema importância para otimização dos recursos de um Banco de Dados, principalmente os recursos de memória, processamento e armazenamento, portanto, ao criar um Database sem se preocupar com os Data Types que serão utilizados, de início pode não ser muito crítico, porém quando esse Database começar a crescer, sua volumetria de dados começar a aumentar bastante e as tabelas ficarem enormes os Data Types serão um grande diferencial na sua performance e no armazenamento do seu Banco de Dados.

Quando a escolha do tipo de dados é maior do que o que realmente é necessário para aquele campo temos um desperdício de espaço de armazenamento pois vai exigir mais páginas do que o que é preciso para a leitura.

Já olhando pelo lado de desempenho em nossas consultas, ao utilizar o tipo de dados corretos evitamos a ocorrência de uma conversão do data type, dessa forma a sua consulta não vai ter um impacto no seu plano de execução e consequentemente você vai obter um resultado mais rápido, performático.

Mais detalhes sobre os tipos de dados utilizados no SQL Server e ainda obter a listagem de suas características como qual tipo de informação é adequada para determinado data type e como funciona o seu armazenamento pode ser consultado no link abaixo, a documentação oficial da Microsoft.

https://docs.microsoft.com/en-us/sql/t-sql/data-types/data-types-transact-sql?view=sql-server-ver15

Sendo assim, finalizamos a postagem onde falamos sobre Data Types, o objetivo era explicar o que são esses tipos de dados, qual a sua importância e como podem afetar os nossos Bancos de Dados.

Espero que tenham gostado!

Aguardem que vem mais conteúdo pela frente!

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s