Se Preparando para Provas de Certificação – Parte 02

Chegamos à segunda parte onde vou compartilhar as formas que eu utilizo para estudar e que são diferenciais e servem não somente para uma certificação, mas também para vários outros desafios.

Então não vamos perder tempo e bora para o que realmente interessa:

  • Técnica Pomodoro:

Essa é uma técnica de estudos fantástica, é uma forma de administrar e otimizar o seu tempo de estudo, é quando você coloca Qualidade X Quantidade na balança e a Qualidade se sobressai.

Essa técnica propõe um tempo de estudos estabelecido em 25 minutos, durante esse tempo você deve manter foco total no conteúdo estipulado para estudar e depois você faz uma pausa de 5 minutos, repita esse processo quantas vezes for necessário no seu tempo de estudo diário, tente realizar em um local que não vai ter interrupções e desativar notificações no celular.

Não considere 25/5 minutos como uma obrigação, eu sempre vou moldando da maneira que for melhor naquele momento, experimente por exemplo “tiros curtos” de 10 min de foco com 5 min de descanso, no período de descanso eu gosto de assistir um vídeo de comédia mas uma musiquinha também é muito bom, o importante é relaxar a mente!

  • Resumos/anotações:

Fazer anotações ajuda a fixar melhor, faça da maneira que você se adapta e absorve melhor aquele conteúdo, digitalmente ou até mesmo com caneta e papel (eu era muito resistente ao papel, tinha aquele pensamento “não trabalho com TI para usar caneta e papel”, depois que experimentei não abandono mais o meu caderno).

Uma vez li em um livro sobre Leitura Dinâmica e Memorização que não é recomendado grifar o texto na primeira leitura, o ideal é que você faça uma abordagem inicial daquele texto para depois grifar o que realmente é importante ou deve ser revisado, assim você evita que o grifo seja feito pelo hábito, ocorrendo ao mesmo tempo que se lê, senão você acaba grifando o texto praticamente todo e muitas partes que não seriam importantes, desperdiçando tempo e fazendo com que o seu “resumo” não tenha muita qualidade.

  • Repetição espaçada:

Consiste em você literalmente largar de lado aquele conteúdo por uns dias e voltar nele depois, dessa forma você consegue fixar melhor aquele assunto.

Segue um exemplo parecido com o que utilizei nas minhas últimas provas de certificações, foi muito produtivo e muito melhor que a forma que fazia antes onde eu estudava praticamente todos os dias e chegava no dia da prova esgotado.

Como podem ver, nesse modelo você faria 14 dias de estudo de muita qualidade, aplicando as outras técnicas que expliquei, vai ter um aproveitamento e absorção do conteúdo muito melhor.

Essas são as maneiras que atualmente uso para estudar para uma prova, portanto, concluo o assunto de como se preparar para uma prova de certificação, se você planejar o seu material baseado no que falei na Parte 1 e conseguir aplicar essas técnicas que mencionei acima para ter maior aproveitamento e qualidade nos seus estudos, provavelmente você já consegue encarar uma prova de certificação estando bem preparado para conseguir o seu objetivo final!

Espero que tenham gostado!

Aguardem que vem mais conteúdo pela frente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s