Mas afinal de contas, o que é SGBD?

Sistema Gerenciador de Banco de Dados, mais conhecido como SGBD é, como o próprio nome diz, um sistema de gerenciamento de banco de dados, um sistema que permite aos usuários criar, editar, atualizar, armazenar e recuperar dados em um banco de dados. Esses dados podem ser acrescentados, alterados, apagados, classificados utilizando um SGBD, ou seja, tudo que é realizado dentro de um banco de dados passa pelo SGBD.
Falando um pouquinho sobre as vantagens de um SGBD:
- Facilidade na manipulação e acesso às informações: O sistema permite que os dados sejam cadastrados e possam ser consultados de uma maneira mais eficaz.
- Minimiza a redundância e inconsistência dos dados: Os dados de um SGBD são mais concisos, ele reduz a redundância dos dados e consequentemente de armazenamento. Com dados mais precisos ele garante mais integridade dos dados.
- Segurança: Um SGBD permite que vários usuários acessem os dados ao mesmo tempo o que geralmente pode trazer riscos, portanto um SGBD possui várias maneiras de restringir e controlar os acessos dos usuários que podem acessar ou alterar aquelas informações. Outro ponto muito importante falando sobre segurança são os vários modelos de backups que o SGBD nos permite realizar, o que permite que caso algum dado seja perdido ele possa ser recuperado.
- Controle dos dados: Permite que você organiza os seus dados com maior eficácia, da maneira que vai atender melhor às necessidades.
Alguns exemplos de SGBDs relacionais :
- SQL Server;
- MySQL;
- Sybase;
- PostgreSQL;
- Oracle.

Espero que tenham gostado desta postagem!
Aguardem que vem mais conteúdo pela frente!
Até a próxima!