Comando SELECT

Nessa postagem vamos falar sobre o comando SELECT, entendê-lo e saber como usá-lo.

O comando SELECT é composto de várias cláusulas, operadores lógicos, relacionais e funções de agregação, isso possibilita a elaboração de consultas das mais simples até as mais avançadas.
Por meio desse simples comando, podemos retornar dados para outros comandos SQL e também para outras aplicações, essa recuperação de dados é realizada em um objeto do banco de dados como uma tabela e também pode ser feito em uma View.

O comando SELECT é utilizado para consultar tabelas e dessa forma é possível obter informações específicas do banco de dados.

O comando possui a seguinte estrutura:

SELECT campo
FROM tabela
WHERE condição

Exemplo:

SELECT ClienteNome
FROM Clientes
WHERE ClienteCodigo=1;

Normalmente aprendemos a utilizar o comando SELECT utilizando o *, esse símbolo representa todos os campos da tabela que está sendo feito a sua consulta. É uma forma muito prática, porém o seu uso deve ser evitado sempre, o SGBD consegue trabalhar melhor e ser mais rápido quando passamos os campos explícitos que precisamos, o uso do * faz com que o seu banco de dados consulte todos os campos daquela tabela antes de realizar a busca dos dados, portanto, temos mais um passo em nosso processo.

Cláusula WHERE

A cláusula WHERE é a forma que permite que o seu comando SQL possa utilizar condições para fazer um filtro na sua consulta, dessa forma você pode definir exatamente qual tipo de informação pretende buscar em sua tabela.

ORDER BY

O comando ORDER BY é a maneira utilizada para ordernarmos o resultado de nossa consulta que pode ser feita baseado em um campo específico da sua tabela, essa ordem pode ser de forma crescente(ASC) ou decrestente(DESC).

Exemplo:

SELECT ClienteNome
FROM Clientes
ORDER BY ClienteNome ASC

Nesse comando vamos filtrar todos nossos clientes e o resultado vai será baseado no comando ASC, trazendo nosso resultado de forma crescente, ou seja, na ordem alfabética.

GROUP BY

O comando GROUP BY é utilizado para agrupar os resultados de nossa consulta baseado em um campo da sua tabela, dessa forma conseguimos retornar informações agrupadas de um conjunto de registros baseado em uma condição de agrupamento.

Exemplo:

SELECT ClienteNome
FROM Clientes
GROUP BY ClienteNome

Sendo assim, finalizamos a postagem para falar melhor sobre o uso do comando SELECT no SQL, o objetivo era passar seus comandos mais utilizados para quem está começando a utilizá-lo!

Espero que tenham gostado!

Aguardem que vem mais conteúdo pela frente!

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s