Comando TRUNCATE

Nessa postagem vamos falar sobre o comando Truncate, entendê-lo e saber como usá-lo.

A instrução Truncate é utilizada para excluir todas as linhas de uma tabela em um banco de dados. Ao contrário da instrução DELETE, a instrução TRUNCATE não possui filtros, portanto ao utilizá-lo, será excluído todos os registros da tabela informada!

O comando possui a seguinte estrutura:

TRUNCATE TABLE nomedatabela

Para entender melhor:

Nomedatabela: é o nome da tabela que será feito a exclusão dos registros

O  comando Truncate possui uma vantagem sobre o comando DELETE, a sua execução realiza mínimos registros no log do banco, já usando a instrução DELETE este é totalmente registrada no log do banco, o que causa uma diferença significativa de desempenho.

Caso você precise excluir todas as linhas de uma tabela com milhões de linhas, ao utilizar o comando TRUNCATE a operação será concluída em alguns segundos, caso utilize a instrução DELETE a operação pode levar minutos ou até mesmo horas para que seja concluída.

A instrução TRUNCATE não é permitida quando a tabela de destino possui uma referência para uma Foreign Key (chave estrangeira), mesmo se a tabela de referência estiver vazia e a FK desabilitada, portanto a única maneira de permitir o uso do Truncate nesse caso é cancelando as FK’s que fazem referência à tabela.

O comando TRUNCATE deve ser bem planejado antes de ser executado, é importante estar de olho em qual ambiente que vai ser executado, se realmente será no ambiente produtivo, homologação ou desenvolvimento e em qual a sua janela está aberta, a execução é tão rápida que antes mesmo de perceber o erro a transação provavelmente já estará concluída!

Sendo assim, finalizamos a postagem para falar melhor sobre o uso do comando Truncate no SQL, o objetivo era explicar como o comando é para quem está começando a utilizá-lo!

Espero que tenham gostado!

Aguardem que vem mais conteúdo pela frente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s