Nessa postagem vamos falar sobre Transações e as propriedades ACID, entender o que são e seus benefícios.

Transações são as unidades de trabalho que lêem e modificam dados em um bando de dados e ajudam a garantir a consistência e durabilidade dos dados em um sistema.
Portanto, a transação pode incluir várias atividades que consultam e modificam dados e que provavelmente alteram a definição destes.
Seus limites podem ser definidos de uma forma explícita ou implícita, para definir o início de uma transação explicitamente é utilizado a instrução BEGIN TRAN, já para definir o final de uma transação é utilizado a instrução COMMIT TRAN, caso tenha o interesse de desfazer as alterações deve ser utilizado a instrução ROLLBACK TRAN.
Vamos para um exemplo do seu uso:
BEGIN TRAN;
INSERT INTO dbo.funcionarios VALUES (1, 'Joao', 2500)
COMMIT TRAN;
As transações possuem quatro características diferentes conhecidas como ACID: Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade.

Vamos falar melhor sobre cada uma delas:
Atomicidade: A transação é uma unidade atômica de trabalho, todas as alterações nela podem ocorrer de fato ou não, se um sistema falha antes da transação ser concluída o SQL Server desfaz as alterações ocorridas pois elas ainda não haviam sido gravadas no log de transações do seu banco, agora falando de um caso em que ocorra erros durante a transação, normalmente o SQL Server vai reverter automaticamente, porém com algumas exceções.
Portanto a atomicidade garante que cada transação seja executada como uma abordagem “tudo ou nada”, todas as alterações feitas em uma transação são comitadas ou é feito o rollback.
Consistência: A consistência garante que qualquer transação do seu banco de dados traga o seu database de um estado consistente para outro e que nenhuma das regras e restrições definidas sejam violadas. É um termo subjetivo e depende das necessidades da sua aplicação.
Portanto, a consistência se refere ao estado dos dados em que o SQL Server lhe dá acesso enquanto as transações concorrentes os modificam e os consultam.
Isolamento: O isolamento garante que as alterações realizadas na transação sejam isoladas e invisíveis para outras transações até o momento em que ela seja comitada.
É um mecanismo usado para controlar o acesso a dados e garantir que as transações sempre acessem os dados apenas se estiverem no nível de consistência que for esperada por essas transações.
O SQL Server utiliza de bloqueios para isolar dados que sejam modificados ou consultados por uma transação a partir de outras transações.
Durabilidade: A durabilidade garante que depois que uma transação for comitada, todas as alterações feitas pela transação permanecerão e resistem à uma falha no sistema. O SQL Server alcança durabilidade, liberando os registros do log de transações para o disco no estágio do commit.
As alterações de dados sempre são gravadas em disco no log de transações antes de que fossem gravadas em disco de dados, portanto, após a instrução de commit ser executada é feito a gravação no disco de log de transações e a transação pode ser considerada durável mesmo que a alteração ainda não tenha sido gravada em um disco de dados.
Sendo assim, finalizamos a postagem para falar melhor sobre o que é uma transação e as propriedades ACID, o objetivo principal era explicar sobre eles.
Espero que tenham gostado!
Aguardem que vem mais conteúdo pela frente!