Lançamento SQL Server 2022

No dia 02/11/2021 durante o evento anual Microsoft Ignite foi anunciado o grande lançamento do SQL Server 2022, a mais nova versão do principal banco de dados da Microsoft.

Nessa nova versão ele teve melhorias em diversas features, principalmente relacionadas ao Azure como na parte de segurança, desempenho, disponibilidade, virtualização de dados e aprimoramentos para o T-SQL.

Na versão 2019, o SQL Server deixou de ser apenas um banco de dados e se tornou uma plataforma de dados completa e agora nesse novo lançamento, a versão 2022, a Microsoft reforçou esse conceito fortalecendo ainda mais essa plataforma de dados.

Segue abaixo uma visão geral da plataforma do SQL Server 2022:

O SQL Server 2022 nos leva a um outro nível trazendo algumas possibilidades como:

  • HA/DR utilizando Azure SQL Managed Instance, uma solução que permite que você tenha um DR a partir de um DAG (Distributed Availability Group) que vai replicar seus dados para o um SQL Managed Instance, uma instância que você vai ter pronta para uso caso necessário e ainda permite distribuir a carga de leitura para ela.
  • Analytics praticamente em real-time com Synapse Link, uma solução que capturam as alterações no SQL Server e as alimentam no Azure Synapse Analytics com um processamento transacional e analítico híbrido com o mínimo de impacto.
  • Integração com Azure Purview que possibilita um melhor controle e governança dos dados.
  • SQL Server Ledger, uma solução que vai ser muito benéfico em cenários como auditorias e proteção dos dados, ele cria um controle de modificações dos dados ao longo do tempo.

Outro ponto que não podemos deixar de citar são as diversas melhorias relacionada à performance do seu SQL Server, citando algumas:

  • O Query Store agora é suportado nas réplicas de leitura, dessa forma é possível ter uma melhor análise nos cenários em que dividimos as chamadas do nosso banco;
  • Query Store é ativado por padrão em todos os novos Databases criados;
  • Query Store com hints para moldar/forçar de uma melhor forma os planos das suas queries sem a necessidade de alteração de código;
  • IQP (Intelligent Query Processing) está disponibilizado mais cenários baseados em problemas comuns de clientes, um exemplo seria para a feature “Parameter Sensitive Plan” que habilita automaticamente a geração de vários planos em cache para uma única instrução que possua vários parâmetros.

Importante ressaltar que o SQL Server 2022 foi anunciado mas ainda está em private preview, portanto para ter acesso à ele é necessário se inscrever no “Early Adoption Program”, o programa da Microsoft para experimentar a solução antes que ela seja liberada para o mercado de forma geral.

Para se inscrever no Early Adoption Program clique aqui.

Mais informações sobre o SQL Server 2022 podem ser acessadas em seu site oficial clicando aqui.

Segue abaixo o vídeo do lançamento do SQL Server 2022 com suas principais Features comentadas pelo Bob Ward, Engineering Leader do SQL Server:

Sendo assim, finalizamos a postagem sobre o lançamento do SQL Server 2022, o objetivo principal era passar um resumo das suas principais novidades.

Espero que tenham gostado!

Aguardem que vem mais conteúdo pela frente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s