DMVs, o que são?

O SQL Server grava automaticamente informações sobre as atividades que estão acontecendo internamente em estruturas em sua memória, a forma de acesso à essas informações é realizada a partir de Views que são chamadas de DMVs (Dynamic Management Views).

Existem vários tipos diferentes de informações que são gravadas e que podem ser utilizadas para alguma análise com foco em performance, solucionar problemas ou até mesmo ter uma melhor visibilidade de como funciona o seu SQL Server.

As DMVs tem seus dados armazenados à nível de instância do SQL e pode ser usado vários filtros para extrair essas informações, inclusive para uma determinada database, tabela ou consulta. Elas possuem métricas que se relacionam com os índices, consultas, SO, segurança do SQL, Extend Events, IO e muito mais.

Todos esses dados que podemos ter acesso via DMV são armazenados desde a última reinicialização do SQL Server, com isso você consegue gerar baselines e acompanhar os impactos que uma alteração pode ter causado em seu ambiente.

É importante ressaltar que quando consultamos uma DMV o impacto no desempenho da sua instância normalmente é mínimo pois os dados já estão na memória do SQL Server e prontos para uso, portanto, comparando com outros métodos usar uma DMVs é bem mais tranquilo.

Para obter uma lista de todas DMVs utilize essa consulta:

SELECT name,
type_desc
FROM sys.system_objects
WHERE name LIKE 'dm_%'
ORDER BY name;

Você vai ter um resultado parecido com esse:

OBS: A quantidade de DMVs vai ser diferente em cada versão de SQL

Essa é apenas a primeira postagem sobre o assunto DMVs, aguardem pois vou escrever bastante sobre elas para vocês.

Espero que tenham gostado, saber utilizar bem as DMVs pode agilizar e facilitar muito um troubleshooting e atuação em diversas situações em nosso dia a dia como DBA.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s