Fundamentos de Banco de Dados – Tabelas

Essa é a minha primeira postagem do ano e começo com uma nova série onde vou falar sobre os fundamentos de banco de dados.

O nosso primeiro assunto é sobre tabelas, entender o que é e como ela se relaciona com os dados que serão armazenados no banco de dados.

Tabela é uma estrutura de dados usada para armazenar e exibir dados em um formato estruturado. Nelas são armazenados todos os dados de um banco de dados e são organizados de uma maneira lógica, em um formato de linha e coluna, parecido com uma planilha.

Cada linha nela representa um registro exclusivo e cada coluna representa um campo no registro.

Mas diferente de uma planilha, as tabelas fazem mais do que somente armazenar dados, na criação de colunas é possível definir características de acordo com as necessidades do negócio e assim a manipulação dos dados pode ser mais eficiente.

Em um exemplo utilizando uma tabela de dados dos fornecedores de uma empresa, nela podemos ter uma linha para cada fornecedor e colunas que representam as informações sobre o fornecedor como: código do fornecedor, nome, endereço, cidade, estado, cep e telefone.

Então aqui temos:

  • Campo: É o elemento no qual uma informação é armazenada, são individuais e caracterizados pelo seu comprimento máximo e o tipo de dados que pode ser inserido neles.
  • Colunas: É o nome de um atributo, são um conjunto de células alinhadas verticalmente em uma tabela. Normalmente uma coluna contém os valores de um único campo.
  • Linhas: Uma série de itens organizados horizontalmente dentro de uma tabela, ela contém valores para vários campos que são definidos por colunas.
  • Registros: Uma estrutura de dados que é uma “coleção de campos”, cada um com seu próprio nome e tipo. Um registro é um grupo de campos em uma linha. Como linhas contêm dados de várias colunas, portanto cada linha de uma tabela pode ser considerada um registro.

Então agora você já sabe o que é uma tabela e como ela se relaciona com os dados que serão armazenados em seu banco de dados.

Fiquem ligados, essa série de postagens será bem completa, abordando os principais conceitos de banco de dados!

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s