O que é o Azure SQL?

O Azure SQL é um pacote de serviços do Microsoft Azure para Bancos de Dados, esse “pacotão” de serviços envolvendo o SQL Server no Azure nos fornece opções flexíveis para migração, modernização e desenvolvimento de aplicativos.

É um serviço escalonável, confiável e inteligente criado para a nuvem, ele torna mais fácil o nosso dia a dia quanto à utilização de um banco de dados e reduz diversas tarefas administrativas.

O Azure SQL atualmente é composto por serviços IaaS e PaaS:

Infrastructure as a Service (IaaS) é um servidor hospedado por um provedor de serviços na nuvem, no nosso caso o Microsoft Azure.

Usuários de serviços IaaS implantam e gerenciam uma máquina virtual (VM) e o Microsoft Azure nos fornece a infraestrutura de hospedagem para o Hardware, incluindo o host server, storage e a estrutura de rede para seu ambiente IaaS.

Platform as a Service (PaaS) nos fornece todos os benefícios de um ambiente IaaS porém com alguns benefícios adicionais de serviços em nuvem.

O conceito da estrutura de plataforma como serviço é que o desenvolvedor possa se concentrar em seu aplicativo ou em nosso caso do Azure SQL, em um banco de dados ou uma instância e não precisar focar em assuntos relacionados ao SO/VM.

Normalmente, um serviço PaaS oferece outros benefícios como por exemplo uma escalabilidade já integrada, alta disponibilidade e diversos recursos relacionados à segurança, o Azure SQL nos fornece dois serviços de PaaS, instância gerenciada (Managed Instances) e o SQL Database.

Azure SQL Lineup

O Azure SQL consiste dos seguintes serviços no Azure:

Aqui lemos os serviços da esquerda para a direita e existe um propósito nessa ordem. Conforme você se move da esquerda para a direita na imagem acima, a complexidade para migrar o seu SQL Server para o Azure aumenta e nesse mesmo sentido, a cada movimento para a direita você tem menos tarefas administrativas para o seu banco de dados.

No entanto, isso não é algo que pode ser visto como negativo, a medida que dirigimos nossos esforços e nos “movemos” para a direita são acrescentados novas possibilidades utilizando recursos PaaS ou com o uso de Managed Instances para os nossos Bancos de Dados SQL no Azure, existe vários benefícios a mais por trás.

Em relação à cada uma dessas opções para o Azure SQL nos temos os pontos abaixo em comum:

  • A Engine do SQL Server é a mesma para cada uma das opções;
  • A linguagem T-SQL que você utiliza tanto On-Premises quanto na nuvem é a mesma, compatível com cada um desses tipos;
  • As ferramentas e APIs que você já utiliza hoje com o SQL Server também são compatíveis com as opções na nuvem.

Sendo assim, finalizamos a postagem sobre o Azure SQL, o objetivo principal era passar um overview sobre o Azure SQL e suas possibilidades, logo entraremos em maiores detalhes sobre cada um dos modelos que ele possui!

Espero que tenham gostado!

Aguardem que vem mais conteúdo pela frente!

Uma ideia sobre “O que é o Azure SQL?

  1. Pingback: Azure SQL Lineup | Leonardo Fonseca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s