
O Azure SQL é um pacote de serviços do Microsoft Azure para Bancos de Dados, esse “pacotão” de serviços envolvendo o SQL Server no Azure nos fornece opções flexíveis para migração, modernização e desenvolvimento de aplicativos.
É um serviço escalonável, confiável e inteligente criado para a nuvem, ele torna mais fácil o nosso dia a dia quanto à utilização de um banco de dados e reduz diversas tarefas administrativas.
O Azure SQL atualmente é composto por serviços IaaS e PaaS:
Infrastructure as a Service (IaaS) é um servidor hospedado por um provedor de serviços na nuvem, no nosso caso o Microsoft Azure.
Usuários de serviços IaaS implantam e gerenciam uma máquina virtual (VM) e o Microsoft Azure nos fornece a infraestrutura de hospedagem para o Hardware, incluindo o host server, storage e a estrutura de rede para seu ambiente IaaS.
Platform as a Service (PaaS) nos fornece todos os benefícios de um ambiente IaaS porém com alguns benefícios adicionais de serviços em nuvem.
O conceito da estrutura de plataforma como serviço é que o desenvolvedor possa se concentrar em seu aplicativo ou em nosso caso do Azure SQL, em um banco de dados ou uma instância e não precisar focar em assuntos relacionados ao SO/VM.
Normalmente, um serviço PaaS oferece outros benefícios como por exemplo uma escalabilidade já integrada, alta disponibilidade e diversos recursos relacionados à segurança, o Azure SQL nos fornece dois serviços de PaaS, instância gerenciada (Managed Instances) e o SQL Database.
Azure SQL Lineup
O Azure SQL consiste dos seguintes serviços no Azure:

Aqui lemos os serviços da esquerda para a direita e existe um propósito nessa ordem. Conforme você se move da esquerda para a direita na imagem acima, a complexidade para migrar o seu SQL Server para o Azure aumenta e nesse mesmo sentido, a cada movimento para a direita você tem menos tarefas administrativas para o seu banco de dados.
No entanto, isso não é algo que pode ser visto como negativo, a medida que dirigimos nossos esforços e nos “movemos” para a direita são acrescentados novas possibilidades utilizando recursos PaaS ou com o uso de Managed Instances para os nossos Bancos de Dados SQL no Azure, existe vários benefícios a mais por trás.
Em relação à cada uma dessas opções para o Azure SQL nos temos os pontos abaixo em comum:
- A Engine do SQL Server é a mesma para cada uma das opções;
- A linguagem T-SQL que você utiliza tanto On-Premises quanto na nuvem é a mesma, compatível com cada um desses tipos;
- As ferramentas e APIs que você já utiliza hoje com o SQL Server também são compatíveis com as opções na nuvem.
Sendo assim, finalizamos a postagem sobre o Azure SQL, o objetivo principal era passar um overview sobre o Azure SQL e suas possibilidades, logo entraremos em maiores detalhes sobre cada um dos modelos que ele possui!
Espero que tenham gostado!
Aguardem que vem mais conteúdo pela frente!
Pingback: Azure SQL Lineup | Leonardo Fonseca