
Nessa postagem vamos dar continuidade à um assunto muito interessante onde vamos entender melhor sobre o Azure SQL Database, o serviço de bancos de dados no Azure no modelo PaaS.
O Azure SQL Database (antigamente chamado por SQL Azure) é onde tudo começou.
Foi o começo da era de bancos de dados da Microsoft em Cloud.
Seu conceito é que você não precise se preocupar com detalhes relacionados à uma instância de SQL Server e que seja necessário focar apenas no seu banco de dados!
O Azure SQL Database pode ser chamado de um banco de dados único, mas isso não significa que você não terá a sensação de trabalhar em um SQL Server.

Ou seja, o Banco de Dados SQL do Azure é um banco de dados na Cloud da Microsoft que utiliza a engine de banco de dados do SQL Server na plataforma do Azure.
Ele simplifica o trabalho para os desenvolvedores e programadores quando falamos de bancos de dados pois é preciso menos envolvimento para fazer à sua manutenção comparando com a administração de uma instância como um todo.
É um serviço que roda no modelo Platform as a Service (PaaS) no Azure, portanto, ele nos possibilita implantar um ou mais Databases na nuvem e o Azure fica responsável pelo Host, Hardware e também da instância do seu SQL Server que está por trás, por esse motivo que muitas atividades administrativas que você teria no seu SQL serão reduzidas ao optar por utilizar o Azure SQL Database.
Ao utilizar o serviço SQL Database do Azure obtemos alguns benefícios do modelo PaaS relacionados às áreas de segurança, escalabilidade, um desempenho mais inteligente e de alta disponibilidade!
Sendo assim, finalizamos a postagem sobre o Azure SQL Database onde pudemos aprender mais sobre esse serviço de bancos de dados no Azure!
Nas próximas postagens vamos começar a aprofundar melhor no Azure SQL Database, conhecendo mais suas capacidades, opções e limitações!
Espero que tenham gostado!
Aguardem que vem mais conteúdo pela frente!